Software \ PHOTOMOD \ AT

O módulo de recolha de dados para triangulação aérea executa as orientações interna e relativa e a medição de pontos fotogramétricos. O algoritmo de medição de pontos de amarração é totalmente automático – não é necessária quase nenhuma edição manual – e inclui um conjunto completo de ferramentas de controlo de exactidão.

PHOTOMOD AT – Obtenção de dados de Triangulação Aérea

O módulo PHOTOMOD AT é utilizado para a medição de tie points nas áreas de sobreposição longitudinal e lateral de blocos de imagens. Além da triangulação aérea totalmente automática, o PHOTOMOD AT contém também ferramentas para orientação interna, bem como procura e medição de pontos de controlo no terreno. As medições feitas no AT são carregadas no PHOTOMOD Solver para o ajuste do bloco.

Fluxo de trabalho:

1 - Orientação interna
A orientação interna de imagens digitalizadas a partir de filme define a posição e orientação do sistema de coordenadas do filme relativamente ao sistema de coordenadas da fonte da imagem digital. É nesta fase que são considerados os parâmetros de distorção sistemática do filme.

O procedimento utilizado para a orientação interna depende dos dados da marca fiducial, podendo ser executado nos modos manual, semi-automático ou totalmente automático, conforme o tipo de câmera.

A orientação interna para imagens digitais está disponível no PHOTOMOD Core e requer apenas a introdução dos parâmetros da câmera e orientação dos eixos.

O relatório da orientação interna contém informação completa sobre a exactidão do processo e pode ser utilizado para a despistagem de possíveis erros.

2 - Medição de pontos de controlo no terreno
O PHOTOMOD AT é utilizado para encontrar e medir pontos de controlo nas imagens. As coordenadas dos pontos podem ser importadas a partir de um ficheiro de texto ou inseridas directamente. Depois da sua inserção, os pontos são medidos nas imagens em modo semi-automático ou em modo estereoscópico. Se o bloco tem uma orientação externa preliminar (obtida por exemplo a partir de um sistema GPS/IMU instalado a bordo), o PHOTOMOD permite localizar as aproximações dos pontos de controlo antes das medições precisas.

3 - Orientação relativa
A orientação relativa é um processo totalmente automático que mede tie points em todas as imagens do bloco. O PHOTOMOD contém ferramentas poderosas de controlo da exactidão, calculada a partir da paralaxe vertical, dos resíduos e de outros parâmetros. O acrescento e a edição manuais de tie points permite que a incerteza seja quase sempre próxima de zero. Porém, estão disponíveis todas as ferramentas necessárias para a medição manual ou semi-automática de pontos.

Nota: se os parâmetros de orientação externa de uma imagem são conhecidos dentro de um grau aceitável de exactidão (como os fornecidos por sistemas GPS/IMU ou por software de ajustamento de terceiros), a fase AT/Solver pode ser excluída do processo de trabalho. Neste caso, basta carregar os parâmetros de orientação externa (“Geo-referenciação Directa”) e iniciar o processamento estereoscópico ou a orto-rectificação.



Consulte-nos
topo