Software \ PHOTOMOD \ DTM

Este módulo disponibiliza um conjunto de ferramentas para a criação de MDT’s e gera TIN’s e DEM’s. Os seus utilitários incluem algoritmos para a geração automática de MDT, permitem a edição detalhada de piquetes, curvas de nível e TIN (em tempo real), e contêm diversos filtros. O DTM final pode ser visualizado e analisado numa janela 3D especial.

PHOTOMOD DTM – módulo de produção de MDT

O módulo PHOTOMOD DTM gera e permite a edição de modelos digitais de terreno e suporta MDT’s de todos os tipos: piquetes, linhas de quebra, TIN, DEM, curvas de nível, etc. Contém um poderoso conjunto de ferramentas para criar, editar, filtrar e verificar objectos vectoriais, bem como para importar dados vectoriais externos. A edição pode ser feita tanto em modo mono como estereoscópico. Uma janela 3D permite visualizar e analisar os MDT’s de diferentes ângulos.

O formato principal de MDT no PHOTOMOD é o TIN (Triangulated Irregular Network), formado a partir de um conjunto de pontos (piquetes, que são tratados com nós na rede de triangulação) e linhas de quebra (linhas vectoriais tridimensionais, desenhadas ao longo de acidentes do relevo, como cordilheiras e talvegues). Os pickets podem ser criados manual ou automaticamente numa grelha regular ou numa distribuição livre. A TIN é actualizada dinamicamente durante a edição dos vectores que lhe servem de base.

As DEM’s, cujo tamanho é ilimitado, podem ser criadas tanto a partir de uma DEM como de um conjunto de piquetes, sendo também possível importá-las a partir de diversos formatos tradicionais. É igualmente possível cortar excertos de DEM’s, juntar e filtrar DEM’s, ou fazer transformações de sistemas de coordenadas.

As curvas de nível podem ser criadas a partir de uma TIN ou DEM. O PHOTOMOD DTM gera dois tipos de curvas: “quasicurvas”, actualizadas automaticamente durante a edição da TIN, e as curvas de nível finais, suavizadas e com qualidade topográfica. Todas as operações específicas da edição das curvas podem ser aplicadas às curvas suavizadas.




Consulte-nos
topo