Software \ PHOTOMOD \ Mosaic

O módulo Mosaic é utilizado para orto-rectificação e mosaicagem de imagens aéreas ou de satélite. Utiliza modelos de terreno oriundos do módulo DTM ou DEM’s importadas de formatos populares. O editor de linhas de costura, de fácil utilização, delimita os fragmentos de cada imagem a serem incluídos no mosaico final. Os algoritmos de equalização de cor e seams feathering proporcionam um mosaico de elevada qualidade radiométrica. A exactidão geométrica é controlada através do uso dos pontos de triangulação. A geo-referenciação pode ser GeoTIFF ou através de ficheiros de texto compatíveis com MapInfo e ArcINFO. A divisão em folhas de enquadramento definido pelo utilizador é suportada.

PHOTOMOD Mosaic – módulo de orto-mosaicagem

O módulo Mosaic executa a orto-rectificação e a mosaicagem em simultâneo, num único processo, corrigindo todas as distorções geométricas e fotométricas. O mosaico resultante pode ser representado numa projecção cartográfica pré-definida, quer numa única imagem, quer num conjunto de folhas com enquadramento definido pelo utilizador.

Qualquer imagem de um projecto PHOTOMOD pode ser utilizada para a criação de mosaicos. Os formatos de saída disponíveis são TIFF, Windows BMP, VectOr RSW, GeoTIFF, ERDAS Imagine, NITF, JPEG e PNG; e os formatos para ficheiros de geo-referenciação podem ser PHOTOMOD Geo, ArcWorld TFW, ArcWorld BPW e MapInfo TAB. Quando um mosaico é dividido em folhas, é criado um ficheiro raster e um ficheiro de geo-referenciação para cada uma delas.

Para a orto-rectificação podem ser usados os seguintes tipos de terreno:
  • altitude constante, definida pelo utilizador;
  • pontos fotogramétricos e pontos de ligação medidos na triangulação aérea;
  • DEM.
Para maior qualidade do mosaico resultante, além da malha de pontos pode também ser utilizado um ficheiro com linhas de quebra que represente acidentes de terreno e pontes. Estes dados podem ser oriundos do PHOTOMOD DTM, StereoDraw ou de fontes externas.

Os parâmetros disponíveis para a mosaicagem são:
  • tamanho do pixel;
  • escala do mosaico (a resolução em dpi é escrita no cabeçalho do ficheiro raster, para impressão à escala escolhida);
  • taxa de compressão (apenas nos formatos TIFF, GeoTIFF e JPEG);
  • cor de fundo (background) a utilizar nas zonas sem informação (recomenda-se branco para impressão).
Quando o mosaico é dividido em folhas, estas podem ter os mesmos parâmetros (dimensões, nomenclatura, sobreposição) ou parâmetros individuais. Neste caso a forma é um polígono fechado definido pelo utilizador que pode não ser rectangular.

Por defeito, a zona central das imagens origem é identificada como a “região de interesse” (ROI) a orto-rectificar e incluir no mosaico resultantes. As ROI’s podem ser:
  • importadas de polígonos vectoriais do formato PHOTOMOD e de outros formatos vectoriais;
  • exportadas para ASCII, MIF/MID e DXF;
  • editadas através do desenho de polígonos delimitados pelas linhas de costura (cutlines), mesmo antes do modelo digital de terreno estar disponível; a imagem fonte de cada cutline pode ser alterada de acordo com as preferências do utilizador.
A fotometria é equilibrada quer entre imagens (global adjustment), quer dentro de cada imagem (local adjustment), de modo a obter mosaicos de cor homogénea. A zona adjacente às linhas de costura é suavizada (seam feathering) para assegurar a ausência de contrastes abruptos ao longo das mesmas.

Os pontos da triangulação (PF’s, pontos de verificação e pontos de ligação) são usados para assegurar a qualidade geométrica do mosaico. As coordenadas geodésicas destes pontos são calculadas a partir das respectivas posições na imagem e comparadas aos valores resultantes do ajustamento. Os resíduos permitem calcular a exactidão geométrica do mosaico, cujos valores são guardados num relatório. Para um controlo de qualidade adicional, é possível sobrepôr objectos vectoriais no ortomosaico e medir distâncias com as ferramentas especiais disponíveis.

O utilitário PHOTOMO DustCorrect remove imperfeições como partículas de pó e de emulsão fotográfica, substituindo-as com um pequeno extracto de textura semelhante retirado do próprio mosaico ou inserido a partir do clipboard do Windows.

O projecto pode ser gravado em qualquer fase da criação do mosaico.



Consulte-nos
top