Software \ PHOTOMOD \ Solver

Os módulos SolverA e SolverS são utilizados para ajustamento de blocos de imagens de projecção central e de satélite, respectivamente. Os sofisticados algoritmos de ajustamento e detecção de erros asseguram uma alta precisão da triangulação aérea, do DTM, dos ortomosaicos e mapas vectoriais resultantes. A importação / exportação em formato PAT-B, próprio da triangulação aérea, permite que o software PHOTOMOD seja totalmente compatível com outros sistemas e ou para uso em várias sequências de produção.

PHOTOMOD Solver - Módulo de ajustamento do bloco

O módulo de ajustamento do bloco do PHOTOMOD é usado para fazer ajustamentos a fiadas ou blocos da imagem (construção de modelo comum e orientação externa). O módulo tem também uma interface gráfica poderosa, que permite a visualização rápida dos resultados do ajustamento do bloco e detecção de erros, quer nos dados de entrada quer do próprio ajustamento.

Três métodos de ajustamento de imagens de projecção central:
  • Fiadas independentes — utilizado para verificar eventuais erros de coordenadas nos pontos fotogramétricos, medições imprecisas de pontos de ligação, etc;
  • Estereopares independentes — utilizado para aumentar a precisão obtida através do método de fiadas independentes. Detecta erros delicados, colocando o projecto num grau adequado para o ajustamento;
  • Bundle adjustment — usado para o ajustamento final do bloco.
Assim que o bloco é ajustado com os valores necessários para satisfazer os requisitos de precisão, o tratamento posterior pode começar (por exemplo, extracção de características 3D, criação de DTM e ortomosaicagem).

Ajustamento do Bloco por modelos livres (Free model):

Um recurso muito útil do PHOTOMOD Solver é a sua capacidade para executar o ajustamento de blocos no modo "modelo livre", como por exemplo, se os pontos fotogramétricos de campo ainda não estão disponíveis, porque as medições de campo não foram concluídas. O modo "modelo livre" pode ser usado para eliminar pontos de ligação "suspeitos", garantir que os resíduos dos pontos de ligação valores são aceitáveis, e depois começar, então, a criação do DTM e os processos de vectorização 3D. Mais tarde, quando os Pontos Fotogramétricos (GCP's) estiverem disponíveis, o bloco é ajustado pela última vez, e todos os vectores 3D e DTM's, são transformados a partir do “modelo livre” para o sistema de coordenadas "real" do projecto.

Nota: Não é possível construir curvas de nível ou criar ortofotos a partir do "modelo livre".

Três métodos de ajustamento de imagens de satélite:
  • Genérico – sem sensor disponivel e/ou outras informações relacionadas com o levantamento;
  • RPC – imagens de satélite são acompanhadas por dados de coeficiente polinomial;
  • Rigoroso – parâmetros do sensor são conhecidos.



Consulte-nos
topo